A nossa abordagem, aprimorando-se desde 1995, nos últimos anos incorporou além da teoria dos sistemas, os conceitos relativos à psicodinâmica organizacional. Entender a organização como um conjunto de processos e um sistema humano significa uma quebra de paradigmas na forma de gerenciar a empresa. Se antes estávamos atentos às funções específicas, agora precisamos aumentar a nossa complexidade mental e analisar os processos como um todo, do seu começo até o seu fim, com todas as suas interconexões e a sua dinâmica com o sistema social presente em todas as organizações. A gestão por processos é fortemente influenciada pela estratégia da empresa e tem alto impacto nas práticas relacionadas à gestão de pessoas e à estrutura organizacional. Quando analisamos os processos e seus sistemas humanos do começo ao fim é possível compreender como as coisas são feitas dentro da empresa. São revelados problemas, estrangulamentos e insuficiências que normalmente poderiam passar desapercebidos. Agindo assim, os benefícios são incontáveis: redução do tempo de cada atividade e do estresse aos quais as pessoas são submetidas; menos retrabalho; diminuição de custos; aumento do engajamento cognitivo, emocional e comportamental das pessoas; melhor eficiência interna; mais qualidade e maior satisfação dos clientes.
A Gestão por Processos reforça a crença de que tudo é interdependente. Nada no mundo existe por si só. O que fazemos impacta o outro. É essa dinâmica conjunta de relações que queremos estreitar com essa abordagem. A Figura, a seguir, apresenta, resumidamente, a nossa abordagem.