Fundada em 1993 por seu diretor-presidente Joaquim E. Santini, a EXO-Excelência Organizacional é uma empresa de consultoria, especializada em processos de Mudança Organizacional e na criação de Ambientes de Alta Performance que apoia os seus Clientes a navegarem com sucesso em um ambiente de negócio volátil, incerto, complexo e ambíguo. Os nossos produtos e serviços são a maior expressão da nossa essência que é acreditar que o comportamento organizacional é fruto da atuação conjunta de variáveis visíveis e racionais e de outras não tão visíveis e, muitas vezes inconscientes, que estão presentes no aspecto socioemocional das organizações
Somos uma empresa “boutique” e, como tal, oferecemos soluções totalmente customizadas às necessidades dos nossos clientes e de seus mercados de atuação. Buscamos o equilíbrio e a combinação entre o altamente conceitual e o altamente prático/pragmático.
Nosso diferencial é que somos uma empresa que cria ambientes de aprendizagem, ou seja, não damos receitas, mas provocamos reflexões profundas e construímos associações livres e inovadoras com concretude na busca do aprimoramento da performance organizacional.
Nossa crença é que a “Vida Organizacional” só pode ser entendida por meio de “Abordagem Binocular”, que considera simultaneamente os aspectos racionais (estratégias, processos, arquitetura organizacional, …) e os socioemocionais (modelo de liderança, comportamento de grupos, mecanismos de defesa individuais e sociais, cultura organizacional, …).
Nosso objetivo é desenvolver e oferecer soluções customizadas e apoiar a implantação das mesmas, com esta visão revolucionária sobre o comportamento das organizações.
Evidentemente, esta escolha tem uma relação com a história de vida profissional de Joaquim E. Santini, que presenciou diversos processos de mudanças em organizações e percebeu que havia algo mais intenso e atuante em outra dimensão, mas que não era possível enxergá-lo e tão pouco tocá-lo, mas que estava presente de forma intensa e atuante.
A partir deste momento, começamos a encontrar algumas respostas para nossas inquietações com a entrada no mundo da psicodinâmica organizacional, por meio de um projeto de dezoito meses de duração, desenvolvido no INSEAD (European Business Scholl).
Desde então, não poupamos esforços em capturar inovações mercadológicas que possam aperfeiçoar nossos serviços e nossas formas de atuação tanto na dimensão racional quanto na socioemocional.
Para tal, estamos em contato permanente com as seguintes organizações: I INSEAD (European Business Scholl), Harvard Business School, Tuck Business School, Columbia Business School, Opus UK (an Organisation for Promoting Understanding of Society), ISPSO (The International Society for the Psychoanalytic Study of Organizations), SCT (Systems Centered Training), departamento de psicologia médica e psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e a Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP.
Fundador e principal executivo da EXO, Joaquim Emanuel Santini é mestre em Consulting and Coaching for Change pelo INSEAD e graduado/ diplomado em Psicologia Clínica Organizacional pela mesma conceituada escola de negócios. Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, tem mestrado e está completando o doutorado também por esta conceituada universidade. Obteve os títulos de especialista em Gestão Estratégia, Gestão de Negócios, Modelos de Negócio, Sistemas Psicodinâmicos e Inovação pelas London Business School, INSEAD, Columbia University (New York), OPUS (London) e Tuck Business School, respectivamente. Atuou no setor de autopeças durante 14 anos, sendo 6 anos deles em função executiva.
Contribuiu, de forma voluntária, para o Prêmio Nacional de Qualidade no período de 1995 até 2007, na elaboração de estudos de caso, assim como, na função de examinador relator, sênior e orientador. Atuou como professor convidado da Unicamp para as disciplinas de Planejamento Estratégico, Quality Function Deployment e Ferramentas Gerenciais no curso de pós- graduação “lato sensu” no período de 1992 até 2008. Desenvolve atividades docentes no tema Liderança e Mudança Organizacional no Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde – PROAHSA da Faculdade de Medicina da USP, desde 2012.
Atua como consultor internacional em Projetos de Mudança Organizacional, Desenvolvimento de Liderança e Gestão Estratégica, criação de Ambientes de Alta Performance desde 1994, tendo realizado trabalhos nas seguintes empresas: Novartis, Nestlé, Syngenta, Natura, Unilever (Divisão Foods), Alunorte, Vale, Votorantim, Banco Popular do Equador, Wyeth, Citrovita, Samarco, AstraZeneca, Renault, Caterpillar, HCFMUSP, Loyds Bank, dentre outras.