Os escritórios de advocacia vivenciam um ambiente altamente competitivo e dinâmico, em que avaliar permanentemente o desempenho do negócio é uma condição sine qua non . Para tal, necessitam de um conjunto integrado de indicadores financeiros e não financeiros (ver exemplo na figura a seguir) que consiga, simultaneamente, avaliar o grau de evolução, estagnação ou involução do negócio, assim como as suas oportunidades, incertezas e risco. Mais importante do que ter um sistema de indicadores com alta confiabilidade é a capacidade do escritório para realizar análises cruzadas desses resultados com o intuito de auxiliar o processo de tomada de decisão e acelerar a competitividade do negócio.
Avaliação e Monitoramento de Desempenho
Financeiro
– Faturamento (Por cliente, serviços)
– Receita (Por cliente, serviços)
– Potencial inadimplência (Total de contratos atrasados em R$)
–Despesas (Reembolso, funcionários, contratos, fixas, etc)
–Resultado Operacional
–Lucratividade
–Previsões (Forecast)
Processos
– Total de Processos (Ativos, novos, encerrados)
– Processos ativos por fase execução (Inicial, recursal, final)
– Processos ativos por risco ( Remota perda, possível perda, provável perda)
– Índice de cumprimento de prazos judiciais
– Processos ativos por advogado
– Volume de documentos gerados (CPR, Garantias, Hipoteca, Duplicata)
– Contratos avaliados
Clientes
– Taxa de crescimento de clientes
– Captação de novos clientes (Volume de faturamento com a entrada de novos clientes no período)
– Segmentação mercado de atuação (Volume e faturamento por segmento)
– Business development cost per client (Custo com desenvolvimento de novos clientes)
– Satisfação Clientes
– Retenção de clientes
Pessoas
– Turn over (admissões e demissões)
– Funcionários por área / serviço
– Leverage (Total de advogados/sócios)
– Clima organizacional