Monitoramento de Desempenho

Os escritórios de advocacia vivenciam um ambiente altamente competitivo e dinâmico, em que avaliar permanentemente o desempenho do negócio é uma condição sine qua non . Para tal, necessitam de um conjunto integrado de indicadores financeiros e não financeiros (ver exemplo na figura a seguir) que consiga, simultaneamente, avaliar o grau de evolução, estagnação ou involução do negócio, assim como as suas oportunidades, incertezas e risco. Mais importante do que ter um sistema de indicadores com alta confiabilidade é a capacidade do escritório para realizar análises cruzadas desses resultados com o intuito de auxiliar o processo de tomada de decisão e acelerar a competitividade do negócio.

 

Avaliação e Monitoramento de Desempenho




Financeiro


Faturamento (Por cliente, serviços)

– Receita (Por cliente, serviços)

Potencial inadimplência (Total de contratos atrasados em R$)

Despesas (Reembolso, funcionários, contratos, fixas, etc)

Resultado Operacional

Lucratividade

Previsões (Forecast)


Processos


– Total de Processos (Ativos, novos, encerrados)

– Processos ativos por fase execução (Inicial, recursal, final)

– Processos ativos por risco ( Remota perda, possível perda, provável perda)

Índice de cumprimento de prazos judiciais

– Processos ativos por advogado

– Volume de documentos gerados (CPR, Garantias, Hipoteca, Duplicata)

– Contratos avaliados


Clientes


– Taxa de crescimento de clientes

 Captação de novos clientes (Volume de faturamento com a entrada de novos clientes no período)

Segmentação mercado de atuação (Volume e faturamento por segmento)

Business development cost per client (Custo com desenvolvimento de novos clientes)

– Satisfação Clientes

– Retenção de clientes


Pessoas


– Turn over (admissões e demissões)

Funcionários por área / serviço

– Leverage (Total de advogados/sócios)

– Clima organizacional