Oportunidades que você, como líder, não pode perder.
A questão atual não é discutir a vital importância que o seu time de liderança ou você, como líder, exercem para o sucesso ou o fracasso da sua empresa. Tão pouco continuar debatendo modelos, estilos, conceitos e tudo mais sobre Liderança que não passam de meros modismos sobre o tema ou uma reedição de tudo o que já foi apresentado. Ao longo dos últimos 24 anos, acompanhamos centenas de líderes, tanto no Brasil como em outros 15 países ao redor do mundo, o que nos capacita a , por meio de uma abordagem conceitual, mas com um viés altamente pragmático, recomendar que você reflita e busque praticar incessantemente as 15 oportunidades, presentes em seu dia a dia. Vamos a elas então:
- Cultivar a verdade nua e crua, só assim você conseguirá conduzir o seu negócio mais próximo da sua realidade organizacional.
- Desenvolver a si mesmo. Você ainda tem muito a percorrer.
- Conversar com as pessoas. Você não pode liderar, efetivamente, pessoas que você não conhece. A fim de inspirá-las, você deve conhecer seus valores, anseios, ambições e história de vida
- Estimular fortemente para que as pessoas coloquem o discurso em prática, não bastam palavas. É preciso criar um ambiente para a ação e aumentar o vínculo emocional das pessoas em relação à sua empresa.
- Definir comportamentos necessários para aumentar a competitividade do seu negócio e cultivar um ambiente organizacional que promovam e estimulem seu grupo.
- Criar um ambiente organizacional no qual as pessoas sejam responsáveis por suas ações. Motive-as a superar obstáculos em busca de resultados cada vez mais promissores para a organização
- Desenvolver relações de confiança e respeito mútuo, para que as diferenças (de opiniões, sexo, raça, religião,…) e os conflitos benéficos sejam alguns dos impulsionadores para alta performance.
- Definir claramente o caminho de curto prazo. Para onde vamos esta semana, mês ou trimestre?
- Fornecer a visão de longo prazo para aumentar o engajamento das pessoas em um perspectiva mais abrangente e contribuir para reduzir as frustrações de curto prazo.
- Encorajar os membros da equipe para refletir sobre a satisfação e/ou decepção em seu trabalho. Estimular para que eles resolvam de forma proativa tudo o que depende deles. Você deve ter a mesma atitude em relação ao que depende de você como Líder.
- Eliminar regras antiquadas, comportamentos ineficazes e programas irrelevantes.
- “Convidar o elefante para dançar na sala”. Essa metáfora se refere a evidenciar a todos um problema óbvio ou risco, o qual ninguém quer discutir. Resolva-o..
- Discutir e resolver os problemas críticos de desempenho. Sua equipe está esperando uma ação sua como líder
- Buscar incessantemente as oportunidades. Elas só surgirão se você der um passo à frente (elas não virão a seu encontro.).
- Não busque vencer a qualquer custo. Vencer importa, mas a forma como você vence também.
Sucesso na busca dessas ululantes oportunidades!!!!!
Joaquim Santini
Manuela Pitta Gomes