(19) 3207-0010

Os 5 segredos para fazer com que a mudança realmente aconteça

Nesta semana, foi publicado pela Forbes, o artigo “Os 5 segredos para fazer com que a mudança realmente aconteça”, o qual apresenta os ingredientes essenciais para efetivamente se implementar uma mudança. Este artigo escrito por Ann Latham, descreve sumariamente os segredos, que seguem listados abaixo:

1- Comportamentos desejados devem ser identificados de forma clara.
Conversa é só conversa. Ação requer ação. A mudança exige uma ação sustentada na forma de novos comportamentos em curso. Isso não vai acontecer, a menos que as pessoas saibam muito especificamente quais comportamentos são desejáveis. A mudança ocorre quando as pessoas param de fazer algumas coisas e começam a fazer outras coisas. A clareza é essencial neste processo.

2. Você, como sendo o exemplo, deve agir como tal.
Sua equipe não vai mudar os seus comportamentos se todos eles veem que você está realizando os procedimentos e tarefas de forma usual. Você deve modelar os comportamentos desejados a cada passo do percurso de mudança. Se não o fizer, não espere que seus funcionários vão levá-lo a sério.

3. Aqueles que devem mudar seus comportamentos devem estar dispostos.
Mudança por decreto é um longo e doloroso trabalho. Normalmente ela falha. Se as pessoas entendem por que elas precisam fazer as coisas de forma diferente e se aceitarem ir para uma nova abordagem por vontade própria, a chance de sucesso aumenta significativamente.

4. Prática dos novos comportamentos em conjunto.
Poucas pessoas ouvem uma ideia nova e mudam da noite para o dia. A maioria são geralmente muito ocupadas para sequer pensarem em como aplicar o que aprenderam, não importando em como integrá-la à sua rotina diária. A fim de desenvolver novos hábitos, as pessoas precisam de prática, reflexão, gatilhos, e lembretes. Eu não me importo se você quer mudar a forma como você se comunica, executa reuniões, ou desenvolve software. Você precisa encontrar tempo para praticar. Se você tem uma compreensão compartilhada e clara de exatamente o que precisa mudar, você pode trabalhar em conjunto, lembrar uns aos outros, e conscientemente praticar até que esteja tudo bem versado nos comportamentos necessários.

5. Resista ao impulso de ajustar até que você se torne um especialista.
Quando um novo processo ou método é adotado, há sempre confusões. Uma reação comum é a utilização do retrocesso, não importa quão trivial, como uma desculpa para ajustar o processo. Antes que você perceba, você se depara de volta à velha rotina. Demora um tempo para um novo processo tornar-se um processo padrão. E muitas pessoas não vão entender completamente o novo processo, nem o seu valor, até que eles fiquem realmente bons no que fazem. Só depois que você é realmente bom no que você faz, é que é permitido começar a brincar com ele. Assim, o modelo de comportamentos desejados, insiste que os outros façam bem até que você possa falar de um novo local de especialização.

A mudança bem sucedida começa com a clareza de um propósito, processos e papéis e termina com a disciplina e prática.

 

Para saber mais acesse: http://www.forbes.com/sites/annlatham/2016/05/29/5-secrets-for-making-change-stick/#104b49e0373e